​​​Copyright 2018 © ONG ASPA Itu

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

(11) 98341-9785

ongaspaitu@outlook.com.br

Estamos localizados em Itu/SP

Solicite o endereço por telefone

Cães Adotados e seu Comportamento

Jean Carlos Surian Adestrador (11) 99579-0835

Quando procuramos um cão para adotar, contamos que ele conviva bem conosco e nossa família. É um turbilhão de emoções, imagine para o cão. Há muita expectativa e planos, principalmente se você adotou um cão de abrigo. Você se pergunta se ele gosta de crianças, outros animais, de estar em família.

Fica complicado se for adulto, porque já tem seus medos, desconfianças e simpatias. Já se preserva e defende pois pode ter sido de rua. O cuidado com este comportamento novo deve ser diário. Ele precisa confiar em você em primeiro lugar e aqui cabe dar comida na mão para ganhar sua atenção. Muitos se preocupariam com adaptação, mas os cães, por serem inibidos inicialmente, devem ser estimulados a se sentir bem e de preferência ficar os primeiros dias dentro de casa, ou garagem.

A rua sempre foi seu destino. Então, não se deve repetir o cenário inicialmente, até que ele ganhe sua casinha. Eu como cinófila defendo a tese que para se adotar um cão deve o adotante se perguntar o porquê está fazendo isso! 
Porque quero adotar um cão? Vou ter disposição de cuidar, tempo, paciência? Vou saber interferir quando houver situações de brigas com outros cães, doenças, cio?

Observando dia a dia seu comportamento, pode o tutor estabelecer um contato mais franco, mas nunca fique na frente dele em dúvida. Se acerque de tranquilidade e promova momentos entre vocês que te ensine também sobre ele. Rejeição de um cão adotado acontece porque é comum buscarmos um tipo de amigo, sem considerar que os canídeos e todos os de sua espécie têm uma linguagem peculiar. mais sensível que a nossa. Percebem nossos passos, respiração e odores, muito antes de visualizar-nos, por sua audição incrível e pelas suas glândulas olfativas aguçadas. Por isto eles também percebem nosso comportamento. O odor de medo, cansaço, e até raiva é observado por eles a distância.

Muitas pessoas adotam um cão e o entregam dali a uma semana, mas acredito muito que o problema não está com o cão e sim com as expectativas de quem o adotou e sua pouca experiência e conhecimento. Os cães são o que são. Sinceros e objetivos, que deveriam escolher quem deveria os adotar!!

Adotar é aceitar...Buscar um amigo aonde existe um estranho num mundo estranho.

A relação entre cães e homens está evoluindo aos poucos, ainda constato muita crueldade e abandono. As leis têm que ser reformuladas e mais rigorosas para estes casos, e para adotar um cão os abrigos deveriam dar um suporte aos tutores quanto se adotado um cão adulto que é muito diferente de um filhote. Projetos contando com voluntariado de treinadores, adestradores que possam, ao menos, dar uma vez por semana este suporte em canis ou abrigos de cães abandonados, ajudariam a sanar uma grande parte de problemas referentes aos cães.

Fonte: Rosane Gasparini
Cinófila, pedagoga, palestrante e estudiosa de cães.
Trabalhou como adestradora e figurante, palestrou em curso de conflitos urbanos com uso de cães.

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon