ASPA ITU
Associação de Socorro e Proteção aos Animais de Itu
A Reatividade dos Cães
Jean Carlos Surian Adestrador (11) 99579-0835
A reatividade à cães pode ser causada por uma série de fatores como falta de socialização devida, experiências ruins, falta de estrutura na rotina diária, falta de liderança por parte da família, isolamento, estresse, frustração por mal uso da guia etc. Independente da razão que fez com que esse comportamento surgisse, o fato é, esse é um problema real e sério, e deve ser tratado com um profissional habilitado a reconstruir, passo a passo, a associação que esse cão tem com outros cães.
Vale lembrar que reatividade à cães não necessariamente significa agressividade, já que muitos desses cães apresentam uma série de outros comportamentos como ansiedade, excitação e medo, e reagem dessa forma pois não sabem lidar com a situação. Um bom trabalho de reabilitação, vai mostrar que, se a causa da reação for eliminada com base na construção de associações mais corretas, a reatividade naturalmente desaparece ao longo do treinamento.
Os sintomas são muito comuns e fáceis de identificar;
- Latidos constantes e corpo impulsionado quando na presença de outros cães (perceba que a postura é rígida mas alerta e não necessariamente de ataque. É o famoso sinal que diz “você não é bem vindo aqui!”.
- Quanto menor a aproximação de outros cães mais explosiva é a reação.
- Olhos alertas e corpo tenso
- Dificuldade em relaxar principalmente em ambientes públicos
- Extrema intolerância a excitação de outros cães ao seu redor
- Se seu cão possui essas características, o primeiro passo é reconhecer e procurar ajuda. É hora de revisar a rotina e a estrutura na qual seu cão vive e começar a fazer os ajustes necessários.
É um erro achar que podemos resolver esse problema colocando o cão cara a cara com outros cães. Isso só fará com que você crie um cenário para seu cão falhar. Comece dentro de casa, revendo questões como;
- Qual a rotina diária do meu cão?
- Quais os comportamentos dentro de casa que eu gostaria de melhorar?
- Como é ritual da alimentação?
- Qual o nível de liberdade e autonomia que meu cão tem dentro de casa?
- Meu cão me trata com respeito?
- Meu cão apresenta outros problemas de comportamento como ansiedade, excitação, possessão com comida ou brinquedos, latidos excessivos etc?
- Eu crio muita excitação na interação com meu cão?
- Eu perco a paciência com meu cão frequentemente?
- Eu dedico tempo a educa-lo em casa?
- Eu exercito meu cão diariamente?
É fácil termos uma surpresa quando respondemos honestamente as questões acima, e olha que teríamos muito mais perguntas na lista! O fato é, muito do que vemos nos nossos cães na rua são apenas um reflexo do que eles tem em casa, por isso não podemos culpa-los por não saberem como agir.
O caminho para lidar com esse problema, antes de qualquer coisa, é corrigir os erros em casa, refazer a rotina e estruturar a vida desse cão. Não aconselho pessoas inexperientes a tratarem desses casos sozinhas, por isso, minha sugestão é sempre procurar ajuda de um profissional, e durante a consulta perguntar sobre métodos e práticas de reabilitação que serão usadas, e como essa reconstrução deve ser feita, e quais ajustes na rotina familiar irão favorecer a reabilitação e sucesso do cão no futuro. Cães reativos que não são bem orientados e trabalhados podem se tornar perigosos para a sociedade e até mesmo para a família, mas, com o acompanhamento de um profissional sério, podem se transformar completamente e viverem muito bem não só com seus donos mas também em sociedade de forma pacífica e harmônica.
Quando nossos cães apresentam problemas, é um sinal que precisamos agir e mudar, e mudanças com boas intenções só nos trazem sucessos e alegrias! Não desista do seu cão, ele só precisa de ajuda, orientação e liderança. Amar de verdade nossos cães, é guia-los no caminho certo!